como fazer as unhas

Como fazer as unhas: confira um passo a passo fácil e prático!

Se você gosta de cuidar das unhas e mantê-las pintadas, com certeza já sofreu quando não pôde ir ao salão para fazê-las com um profissional. Muitas vezes, quando os estabelecimentos estão fechados ou sem horários de atendimento, nós ficamos na mão e precisamos resolver a questão sozinhos. Mas como fazer as unhas em casa? O processo pode parecer difícil e trabalhoso, mas há formas de simplificá-lo!

É por isso que nós d’As Dicas de Vida preparamos um passo a passo detalhado para facilitar a tarefa sozinho, principalmente nos dias em que não podemos contar com a ajuda de um profissional. Além disso, os produtos que usamos aqui podem ser encontrados em qualquer perfumaria ou farmácia no Brasil.

Fazer as unhas com bastante capricho demanda tempo e paciência. Então, separe um dia mais tranquilo para a tarefa e ouça músicas ou podcasts para relaxar. O seu trabalho vai valer a pena no final! Confira como fazer as unhas de forma simples e prática em casa:

Afaste as cutículas, remova as pelinhas e lixe as unhas

Antes de tudo, você vai precisar preparar as unhas para receber o esmalte. Para isso, você deve usar alguns produtos específicos:

  • Um creme ou amolecedor de cutículas. Se você não tiver aí em casa ou não achar nas lojas, pode ser um hidratante comum. Não é preciso remover as cutículas com alicate nesse método, afastá-las da unha já é o suficiente. Colocamos duas opções na foto: o creme para cutículas da Granado e o amolecedor de cutículas da Ideal.
  • Um alicate, de preferência de boa qualidade e que esteja bem afiado.
  • Uma espátula para cutículas. O modelo que usamos é de Inox, mais fácil de higienizar. Mas você também pode usar uma de madeira, que até é mais gentil na hora de afastar as cutículas.
  • Uma boa lixa de unhas.
  • Um pedacinho de papel higiênico para limpar a espátula enquanto você usa.
  • Uma toalha limpa que você não tenha problema em manchar, que vai servir de base para o nosso espaço de trabalho. Além disso, você também pode limpar as ferramentas e as mãos com ela durante o processo. Depois é só lavar normalmente.

Certifique-se de que todas as ferramentas são de uso individual e estão devidamente higienizadas! Para a sua segurança, não compartilhe alicates e espátulas com mais ninguém. Nos salões, os profissionais trabalham com ferramentas sempre esterilizadas.

Afastando as cutículas

Primeiro, cubra as cutículas com o creme ou amolecedor de sua preferência. Pode usar uma camada generosa! Deixe descansar por cerca de um minuto. Depois, comece a afastar a pele com muito cuidado e usando movimentos lentos. Se você fizer muita força, pode acabar se machucando ou danificando as unhas. Em seguida, remova o creme e o excesso de pele com o papel ou a toalha. Fique de olho se as cutículas estão bem afastadas, longe das unhas.

Removendo as peles e pedaços de unha nas laterais

Neste método, não recomendamos retirar as cutículas com o alicate, pois pode causar machucados e infecções. Porém, você deve retirar os excessos de pele e pedaços fininhos de unhas que “sobram” nas laterais. Além do fator estético, esse processo evita unhas encravadas na pele.

Para remover, é super fácil: posicione o alicate bem rente à origem da pele ou unha e corte. Se houver resquícios, tente removê-los novamente, sempre com muito cuidado para não se machucar.

Lixando as unhas

A última etapa para a preparação das unhas é lixá-las! Apesar de parecer simples, é uma tarefa que exige muita paciência e atenção. Para evitar a descamação das unhas, você deve lixá-las em um único sentido. Em vez de ir e voltar com a lixa, faça movimentos para um lado só, repetidamente. É uma medida muito eficiente para garantir a saúde e a estrutura das unhas!

Se você quiser diminuir o tamanho das suas unhas antes de pintá-las, evite cortar. Tesouras ou cortadores também podem causar a descamação das unhas. Além de dar o formato que você deseja, lixar também é uma forma de tirar comprimento das unhas sem danificá-las!

Aprenda a pintar as unhas de forma prática e sem bagunça

Muita gente tem medo de esmaltar as unhas porque, além de trabalhosa, a tarefa costuma gerar bastante bagunça! Porém, vamos ensinar você a fazer as unhas de forma prática e sem sujeira alguma. Você vai precisar de alguns produtos:

  • Um bom removedor de esmaltes para apagar os errinhos. Você também pode usar acetona, se preferir!
  • Um pincel chanfrado ou reto próprio para nail art para remover os excessos de esmalte. Outra boa opção é o clássico palitinho com o algodão na ponta, que muitos profissionais usam. Nós preferimos e indicamos o pincel pela precisão na hora de limpar. Além disso, não há o risco de cair fiapos de algodão por cima do esmalte.
  • Um palito de madeira próprio para fazer as unhas. Ele vai ajudar você na hora de remover os excessos de esmalte bem nos cantos das unhas.
  • Uma base de sua preferência. Nós escolhemos a base bomba da Impala, que auxilia no crescimento das unhas.
  • Um esmalte. O que usamos é o da Impala, na cor “Curtir o próximo”, um tom de fúcsia bem vibrante!
  • Um produto finalizador. Aqui utilizamos o verniz extra brilho da Impala, que dá um acabamento bem brilhante às unhas! Se você preferir, pode usar um finalizador opaco ou um óleo secante, que acelera a secagem das unhas. A nossa Diquer Lu Benigno recomendou as gotas secantes para unhas da Vult, que ela diz ajudar bastante na hora de secar o esmalte.

Esmaltando as unhas

Primeiro, verifique se o seu esmalte está bem emoliente. Isso vai ajudar na aplicação! Se ele é novo e nunca foi aberto antes, provavelmente está perfeito. Caso você queira usar um produto mais antigo e ele esteja mais encorpado, pode usar algumas gotinhas de óleo de banana para amolecer. A consistência deve ser super fininha, mas não muito líquido. 

Em seguida, passe o esmalte de forma a espalhar bem o produto pelas unhas, da base até as pontas. O objetivo é cobrí-las bem com uma camada fina, para que fique uniforme e não demore muito para secar. Evite ao máximo pintar as cutículas. Depois, sem demorar muito, use o palito para remover o excesso de esmalte que fica entre a unha e a pele. Se o produto fica ali e seca, acaba grudando as duas. Aproveite enquanto o esmalte ainda está líquido. 

Limpando e finalizando

Mergulhe o pincel no removedor de esmaltes e limpe bem todos os cantos, inclusive as cutículas. Se sobrar resquícios de esmalte ali, pode ficar mais fácil de descascar depois de secar, afetando a durabilidade. Repita o processo de unha em unha, uma mão por vez. Faça quantas camadas preferir, mas saiba que quanto maior o número, mais vai demorar para secar! O recomendado, normalmente, é de duas a três camadas.

Por último, aplique o finalizador da sua preferência. Se for usar algum tipo de verniz, seja brilhante ou opaco, evite passar muito perto das cutículas ou da pele lateral. Já o óleo secante pode vazar para a pele, não tem problema. E pronto! Agora é só esperar o esmalte secar. Evite trabalhos manuais pelos próximos minutos, pois pode danificar a esmaltação. Você pode ver algo, como uma série ou filme. Ler um livro também é uma boa opção enquanto você aguarda, só tome bastante cuidado ao virar as páginas.

como fazer as unhas

Dicas de manutenção após fazer as unhas

Depois de secas, as unhas precisam de alguns cuidados importantes para que elas se mantenham com um aspecto bonito e a esmaltação dure por bastante tempo! Com esse método, ela fica boa por uma ou duas semanas. À medida que vão crescendo, o espaço entre a parte esmaltada e as cutículas vai aumentando. Mas, se você não se importa com esse visual, pode ficar mais tempo sem refazê-las.

Durante esse período, cuide muito bem das suas cutículas! Uma pele bem hidratada não precisa ser removida das unhas, então passe bastante creme todos os dias. Hidratantes específicos para as mãos são ótimos para levar na bolsa e passar sempre que possível. Você também pode usar óleos vegetais para manter as cutículas bem hidratadas e bonitas. O óleo de jojoba, por exemplo, é uma ótima opção!

Evite ao máximo roer as unhas ou arrancar o esmalte delas com as mãos. Se tiver algum problema com o esmalte saindo da unha, ignore ou remova todo o produto com o removedor de esmaltes para fazer as unhas novamente. Assim, você mantém as unhas esmaltadas e lindas por mais tempo!

Curtiu esse passo a passo para fazer as unhas em casa?

Siga o nosso Instagram e faça parte do nosso grupo no Facebook! Nas nossas redes sociais, você encontra dicas imperdíveis dos membros da nossa comunidade, os Diquers, e também pode dar as suas sugestões.