cuidados com velas

Cuidados com velas: 5 dicas de preservação até a última queima

As velas são ótimas formas de perfumar ou simplesmente criar um ambiente aconchegante em casa. Gostamos de acendê-las quando recebemos visitas ou até sozinhos em casa, para criar um clima delicioso. Aqui n’As Dicas de Vida, nós já falamos de algumas opções legais do produto para deixar o lar bem cheiroso. Mas você sabe quais cuidados deve ter com as velas para preservá-las?

Escolher os produtos, bem como acendê-los e apagá-los podem parecer tarefas triviais, que fazemos da mesma forma durante toda a vida. Porém, há diversos tipos de cuidados com velas que podem ajudá-las a durar mais e da melhor forma. Confira as principais dicas e truques:

Como escolher uma vela

Hoje em dia, há diversas opções de velas no mercado. E as matérias-primas, assim como os valores, mudam bastante de uma para a outra. Alguns tipos são feitos com parafina, o ingrediente mais tradicional quando pensamos em velas. Porém, apesar de ser a opção mais barata, ela não tem uma queima “limpa”. O que isto quer dizer? Como a parafina é derivada do petróleo, está cheia de componentes químicos que vêm dele. Assim, quando você a acende, ela libera gases tóxicos e nocivos à sua saúde e ao meio ambiente.

Já as ceras vegetais (como coco e soja) são opções com queimas limpas e veganas, apesar de terem um preço mais alto. Ainda há outras opções como as ceras de abelha e de palma, que possuem diversos questionamentos éticos por trás do uso delas. Antes de fazer a compra, você deve levar em conta todos esses fatores!

Os tipos de pavio também são importantes na hora de comprar uma vela. O modelo feito de algodão, o mais comum, acaba carbonizando nas pontas depois da queima (vamos falar mais sobre isso ao longo do texto). Se você não remover esse resíduo, ele pode causar fumaça, estourar e liberar componentes nocivos. Já o pavio de madeira, que virou o preferido dos amantes de velas recentemente, possui uma queima mais limpa. Apesar disso, ele ainda junta um pouco de cinza que deve ser removida antes de acender a vela novamente.

Como fazer a primeira queima da vela

Muita gente não sabe de cuidados com velas como este, então preste bastante atenção! Você já percebeu alguma vez que o produto, após a primeira queima, forma um círculo bem na área do pavio? E que, toda vez que você o acende, ele não queima além desse círculo? Isso acontece porque as velas têm memória! Ou seja, elas se lembram de como foi a primeira queima e a repetem todas as vezes.

Por isso, você deve deixar a cera derreter até o canto do recipiente na primeira vez que acender uma vela. O processo leva de duas a quatro horas, dependendo do material e do diâmetro do recipiente, então veja direitinho quando você vai fazer a primeira queima. Escolha um dia tranquilo, que você não precise sair de casa e possa ficar de olho na vela. Essa é talvez a dica mais importante de cuidados com velas, pois ajuda muito na preservação e durabilidade do produto!

Aprenda a apagar a vela sem deixar fumaça

Você sente que sai muita fumaça do pavio ao apagar uma vela? Isso acontece pois assoprar é o pior modo de realizar a tarefa! Estamos acostumados a fazer isso, mas há outras formas de extinguir a chama quando queremos terminar uma queima. Além de deixar fumaça, assoprar o pavio pode fazer com que a fuligem se espalhe pela vela ou pelo ambiente.

Como devo apagar a chama então? Há algumas formas simples de resolver essa questão! No caso do pavio de algodão, a primeira é mergulhando o pavio na cera derretida e o levantando novamente. Não se esqueça de usar algum utensílio não inflamável para realizar essa tarefa de forma segura. Assim, você extingue a chama e o pavio já fica preparado para a próxima queima, pois fica mais fácil de acendê-la.

A segunda forma, que vale também para os pavios de madeira, é “sufocando” a chama. Há dois jeitos de fazer isso: com um “apagador” de velas, daqueles que vemos em igrejas (só que em escala menor, é claro), ou com uma tampa (não tente essa técnica com tampas de madeira ou plástico, pois são inflamáveis!). A ideia é evitar que a chama tenha ar para se desenvolver, apagando-a de forma natural e sem bagunça.

Você sabia que deve cortar o pavio antes de acendê-lo?

Antes de fazer a queima da vela, você deve eliminar os resíduos carbonizados e cortar o pavio. Chamada de “mushroom” (cogumelo) em inglês, aquela pontinha preta meio arredondada na ponta do pavio de algodão é um resto de material carbonizado. Se você não removê-la, ela pode causar pequenas explosões de fuligem e gerar fumaça. Para retirá-la, faça que nem o homem neste TikTok e use um pedaço de papel higiênico ou toalha umedecido com um pouco de água. Utilize-o para pegar as pontinhas carbonizadas, eliminando-as completamente.

Outra etapa importante antes de acender o pavio é cortá-lo! Assim, ele faz com que a chama se esforce bastante para fazer uma queima perfeita. Para o pavio de algodão, o tamanho ideal é meia polegada ou pouco mais de meio centímetro. Já o pavio de madeira deve ficar com um oitavo de polegada ou cerca de 0,3 centímetro. Você encontra diversos kits na internet o cortador ideal e outros itens para cuidados com velas.

@thompsonferrier_nycDon’t light your candle with a mushroom wick! #wick #candletok #candleking #candlemaker♬ original sound – royalfamilydancecrew

Reaproveite velas antigas que já deixaram de queimar

Você tem velas em casa que pararam de queimar muito cedo? É possível reciclá-las de forma bem simples! Como a mulher mostra nesse TikTok, basta colocar a cera remanescente em um banho maria. Não se esqueça de remover o restante de pavio queimado. Em seguida, separe um pote de vidro desses de azeitona ou palmito (que deve ser esterilizado antes em água fervente por alguns minutos) e um pavio novinho (se você tiver um adesivo para prendê-lo no fundo do pote, é melhor ainda). Depois que a cera estiver completamente derretida, derrame-a com cuidado no novo pote de vidro. Por fim, é só deixar a vela solidificar em temperatura ambiente e cortar o restante do pavio. E pronto!

@jo_francoHere’s how you recycle all of your old candles.. don’t throw them away! #diy #lifehack #candles #recycle

♬ Skate – Trees and Lucy

Nós fizemos esse truque aqui n’As Dicas de Vida e deu super certo. Olha só a nossa vela reciclada novinha! O aroma continuou nela, apesar de um pouco menos intenso. Se você quiser, pode até misturar várias velas como a mulher faz no vídeo ou acrescentar aromas (com essências ou óleos essenciais específicos). Reaproveite os seus restos de cera!

cuidados com velas

Gostou dessas dicas de cuidados com velas?

Siga o nosso Instagram e faça parte do nosso grupo no Facebook! Nas nossas redes sociais, você encontra dicas imperdíveis dos membros da nossa comunidade, os Diquers, e também pode dar as suas sugestões.