dicas de livros

7 dicas de livros para devorar no seu tempo livre

Ler é uma das atividades mais relaxantes que tem por aí! E muita gente aproveita os momentos de folga para mergulhar em novas histórias, sejam elas reais ou fictícias. Mas, algumas vezes, temos dificuldade de encontrar o que ler em um mar de ofertas em sites ou livrarias. É por isso que decidimos reunir as principais dicas de livros que recebemos aqui n’As Dicas de Vida!

São opções de todos os gostos, de romance a livro-reportagem. Com certeza você vai achar uma nova história para devorar da próxima vez que tiver um tempinho livre! Confira então as principais dicas de livros diretamente da nossa comunidade online, os Diquers:

Torto Arado

Essa é uma recomendação aqui d’As Dicas de Vida! Nós adoramos ler Torto Arado, um romance do autor baiano Itamar Vieira Junior, lançado em 2019. A obra conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem no sertão da Bahia. Um dia, elas encontram uma velha e misteriosa faca em uma mala embaixo da cama da avó. 

É então que ocorre um acidente que liga para sempre as vidas delas, a ponto de uma ter que ser a voz da outra. Essa história é conduzida de forma maravilhosa, nos mostrando de forma profunda a cultura e a tradição dessa parte do Brasil. Nossa recomendação é: desligue-se e dedique-se a esse livro!

Operação Abafa: Predadores Sexuais e a Indústria do Silêncio

Você se interessa por livros-reportagem? Então essa dica do Fefito é ideal para você! Do vencedor do prêmio Pulitzer, Ronan Farrow, Operação Sbafa: Predadores Sexuais e a Indústria do Silêncio é uma história verídica de como homens poderosos conseguem silenciar vítimas de abuso e jornalistas que tentam expor esses crimes.

“Acompanhei todo o caso Harvey Weinstein quando a publicação do artigo de Ronan Farrow que trouxe detalhes das primeiras denúncias”, conta Fefito. Ele ainda destaca que no livro, o jornalista detalha todo o trabalho para chegar a publicar a reportagem, além de desvendar um sistema de espionagem que por anos conseguiu manter nas sombras os casos de estupro e assédio sexual cometidos por um dos maiores produtores de Hollywood.

Para Fefito, a escrita de Ronan é “maravilhosa, envolvente e cheia de detalhes”. Ah, e ele garante que mesmo quem já conhece o caso vai se surpreender com cada passagem!

Suíte Tóquio

Se você está procurando um novo romance para devorar, Suíte Tóquio pode ser a escolha perfeita para a sua próxima leitura! O livro de Giovana Madalosso conta a história do sequestro da menina Cora, filha de Fernanda. A babá Maju levou a criança para passear um dia e desapareceu. Em meio a tudo isso, aprendemos mais sobre as histórias destas duas mulheres protagonistas pelos pontos de vista delas mesmas.

Conhecemos um pouco mais sobre as personagens e os sentimentos delas sobre as próprias vidas. “O sequestro de Cora mexe com as engrenagens do passado e do presente, do desejo e do ressentimento, e a busca desesperada que segue é também um doloroso acerto de contas com a vida e as expectativas que construímos”, escreve André Conti na sinopse da obra.

A Vida Mentirosa dos Adultos

Você adora as obras de Elena Ferrante? A misteriosa escritora italiana fez sucesso com a tetralogia napolitana, com livros como “A Amiga Genial” ou “História do Novo Nome”. Em 2020, lançou A Vida Mentirosa dos Adultos, que conta a trajetória de Giovanna da infância à adolescência. A história começa quando Andrea, o pai da garota, sussurra para a esposa que a filha é muito feia. A “falha” na aparência, que também pode indicar uma possível falha de caráter, recai sobre Giovanna como uma herança de Vittoria, a irmã renegada de Andrea. 

“Aos doze anos, a menina vê um rosto no espelho e, embora não compreenda a fundo o peso daquela comparação, sente que algo está irremediavelmente à beira de um abismo. O amor e a proteção oferecidos pelo lar são as primeiras estruturas a desmoronar quando Giovanna decide conhecer a mulher que pode encarnar seu futuro”, diz a sinopse de A Vida Mentirosa dos Adultos.

Sobre os Ossos dos Mortos

Mais uma recomendação diretamente d’As Dicas de Vida, Sobre os Ossos dos Mortos é uma trama de mistério e suspense da vencedora o prêmio Nobel de Literatura Olga Tokarczuk. Nós lemos e indicamos demais esse livro!

A história acompanha Janina Duszejko, uma professora de inglês aposentada que adora cuidar das casas e da natureza em uma remota vila na Polônia, onde ela vive. Vegetariana, ela se preocupa também com a fauna e a flora da região. A vida no local, que parece bem pacata, vira de cabeça para baixo quando uma série de assassinatos misteriosos acontece.

If I Had Your Face

Gosta de ler em inglês? Então você tem que conhecer essa recomendação da nossa Diquer Natália Eiras! If I Had Your Face, de Frances Cha, que ainda não possui tradução em português, se divide entre as vivências de cinco mulheres coreanas que moram em um mesmo prédio. Entre elas, uma saloon room girl (bar de gentlemen onde mulheres os entretém) viciada em cirurgias plásticas; uma hairstylist muda, ex-encrenqueira, louca por k-pop; uma artista órfã que estudou nos Estados Unidos e está enrolada com o herdeiro de um grande conglomerado coreano; e uma dona de casa de 30 e poucos anos que está tentando engravidar.⁣

Segundo Natália, “a história é envolvente e te leva a entender um pouco mais sobre a sociedade coreana e o papel da mulher nesse mundo de diversos ângulos. Seja na hierarquia social, no sexo, nas relações amorosas, no casamento e no mercado de trabalho.” Natália conta ainda que a obra discute o padrão de beleza coreano, “em que cirurgias plásticas fazem parte do cotidiano das pessoas (homens e mulheres), se tornando inclusive rito de passagem para a vida adulta.”

A Coragem de ser Imperfeito

Tem livro que possui uma forte conexão com a gente ou com algum momento que estamos vivendo, não é? Alguns deles até nos causam desconforto por tocar em nossos medos e feridas, e se soubermos captar a essência e as reflexões ali descritas, tiramos grande proveito dos ensinamentos para evoluirmos. Recomendação do nosso Diquer Vic, é exatamente assim que A Coragem de ser Imperfeito, de Brené Brown, acaba impactando os leitores.

Primeiro lugar na lista do The New York Times, a obra mostra que –  apesar de a vida nos apresentar situações de incertezas, riscos e vulnerabilidades que nos obrigam a expor as nossas emoções  –, isso não precisa ser algo ruim! Emoções como o medo, a mágoa e a decepção não devem ser evitadas. Isso porque, quando nós fugimos, nos fechamos para o amor, para a criatividade e aceitação. A Coragem de ser Imperfeito é uma boa leitura para aquele momento de reflexão!

Procurando mais dicas de livros?

Se você quiser mergulhar fundo no universo da literatura, nós aqui d’As Dicas de Vida recomendamos alguns perfis de especialistas sobre o assunto no Instagram! A primeira é a Manu, d’A Elegância do Ouriço, que publica resenhas de obras e truques para quem busca ler mais. Muito legal, não é?

Outra dica ótima é o Book.ster, de Pedro Pacífico, que também incentiva o hábito da leitura para os seguidores dele. São indicações incríveis e super detalhadas para você que tem dificuldade de encontrar algo novo para ler. Vale a pena conferir esses dois craques no assunto!

Gostou dessas dicas de livros para curtir na sua folga?

Siga o nosso Instagram e faça parte do nosso grupo no Facebook! Nas nossas redes sociais, você encontra dicas imperdíveis dos membros da nossa comunidade, os Diquers, e também pode dar as suas sugestões.