organização e limpeza

17 dicas de organização e limpeza para manter a casa arrumada

No dia-a-dia corrido, às vezes é difícil encontrar tempo para deixar a casa em ordem. Organização e limpeza podem ser alguns dos grandes desafios da vida moderna, em que buscamos um equilíbrio entre trabalho, lazer e cuidados com o lar. Ninguém mais tem vontade ou disponibilidade para fazer uma grande faxina todos os dias, mas é importante criar uma rotina diária com pequenas ações para não acumular sujeira ou deixar o ambiente desorganizado.

É por isso que reunimos aqui algumas dicas de organização e limpeza muito práticas, perfeitas para a sua vida em casa! A nossa Diquer especialista no assunto, Rafa Oliveira do Organize Sem Frescuras, já nos deu diversas sugestões para não transformar a arrumação em uma dor de cabeça. Confira as dicas que vão facilitar o cuidado com o seu lar:

Organização e limpeza na cozinha

Aposte em organizadores

Eles são uma ótima forma de aproveitar o espaço em gavetas e armários na cozinha. Podem ser usados para guardar tampas de panelas, de potes, talheres, temperos e muito mais. Outra dica de organizador legal que vai poupar espaço nas suas gavetas são aquelas barras de inox para pendurar utensílios maiores, como conchas ou espátulas. Além de serem úteis, também dão um charme a mais no ambiente!

Existem diversas opções no mercado, mas aqui n’As Dicas de Vida, nos sugeriram as lojas 25 na Web e Aramado.com. Porém, você pode encontrá-los em diversas lojas de utensílios domésticos, inclusive nas mais próximas a você. Neste vídeo, a Rafa Oliveira fala um pouco mais sobre as dicas de organização na cozinha:

Deixe na bancada somente os itens que você usa com frequência

Se você usa muito o liquidificador e a torradeira, por exemplo, não há problema em deixá-los à mostra. Mas evite o excesso de eletrodomésticos e outros objetos nas bancadas! Além de tomar muito espaço, eles também acumulam sujeira e podem dar ainda mais trabalho a você na hora de fazer a limpeza.

Organize e limpe bem a geladeira

Para aproveitar o espaço ao máximo, fique sempre de olho em como as embalagens e potes de comida foram colocados na geladeira. Assim como nos armários e gavetas da cozinha, você também pode apostar nos organizadores que falamos para facilitar a tarefa! As geladeiras costumam vir com um local para guardar ovos e compartimentos que já vão te ajudar na organização. Mas é importante sempre deixar tudo bem arrumado para ter espaço e simplificar na hora de encontrar algum produto.

Na hora da limpeza, a Rafa Oliveira recomenda usar uma solução com água, detergente neutro e um pouquinho de bicarbonato de sódio e passar com um pano por todo o interior da geladeira. Em seguida, é importante finalizar com álcool 70% para eliminar todas as bactérias. Além disso, para evitar cheiro de alimentos, use potes bem selados para guardar a comida e evite armazenar em panelas.

Fique atento à limpeza de utensílios que acumulam muita bactéria

Objetos como o lixinho da pia, a esponja de lavar louça, pano de prato e as tábuas podem esconder uma grande quantidade de bactérias. Portanto, precisam ser bem higienizados com frequência! Confira algumas dicas de organização e limpeza para esses itens:

  • Tire o saquinho do lixo de pia todos os dias. Em seguida, lave bem a estrutura completa e a tampa com um produto de limpeza neutro. Por fim, seque e coloque um novo saco para usar o lixo novamente.
  • As esponjas de lavar louça devem ser trocadas com frequência, assim que você perceber o desgaste. Se ela tiver buracos, pode abrigar bactérias e apresentar um risco para você e sua família. O que você também pode fazer todos os dias é, assim que terminar de lavar a louça, enxague bem com água e coloque a esponja ainda úmida em cima de uma folha de papel toalha no microondas. Então aqueça por cerca de um minuto para eliminar as bactérias após todo uso.
  • Troque o pano de pratos todos os dias, pois ele acumula muitas bactérias após o uso.
  • Tenha o hábito de limpar a entrada do ralo da pia com frequência. Para isso, você pode usar uma escova de dentes antiga.
  • Evite tábuas e colheres de madeira, pois há uma chance maior de acumular bactérias. Prefira opções de bambu, plástico e vidro para as tábuas e silicone para as colheres. Antes de lavar as tábuas, uma boa dica é esfregar a metade de um limão nela para eliminar as bactérias. 

Organização e limpeza para o banheiro

Use vários saquinhos para facilitar a troca do lixo

Como é importante tirar o lixo do banheiro com frequência, você pode colocar vários saquinhos, um dentro do outro, e ir removendo quando precisar. Simplifica e muito na hora da troca! Outra dica para evitar o mau cheiro, é colocar – entre eles – um pedaço de algodão embebido em óleo essencial ou alguma essência da sua preferência.

Mantenha o desinfetante perto do vaso sanitário

Para não acumular sujeira no vaso, deixe um desinfetante sempre à mão! Após alguns usos, jogue um pouco dentro para eliminar os odores e bactérias. Você também pode colocar um pouquinho em um pedaço de papel higiênico e limpar todo o vaso, se preferir. Outra opção é usar aquelas pastilhas que grudam no vaso e liberam o produto a cada descarga. Uma boa limpeza, pelo menos uma vez por semana, ainda é necessária!

Jogue uma misturinha caseira para limpar os ralos

A sujeira e o mau cheiro podem danificar o encanamento e atrair insetos, como moscas e até baratas. Para evitar esses problemas, use uma mistura caseira com: bastante água quente, um pouco de vinagre de álcool e uma colher de bicarbonato de sódio. Jogue no ralo e tampe por alguns minutos. Em seguida, enxague bem com a água do chuveiro. Além disso, você também pode usar aquelas mesmas pastilhas que desinfetam o vaso sanitário. Coloque-as dentro de um saquinho de tecido fininho e pendure no ralo, deixando para dentro. Assim, toda vez que você tomar banho a pastilha vai liberar o produto e evitar o mau cheiro.

Aprenda dicas simples para deixar o box de vidro sempre limpo

O box de vidro pode ser um problema na hora da faxina, justamente porque acumula muita sujeira e gordura dos produtos de banho. Uma boa ideia é deixar um daqueles rodos de pia dentro do box e, ao final de todo banho, passar no vidro para remover o acúmulo de água e outras substâncias. Caso haja muita sujeira e manchas grudadas no vidro, você pode usar uma esponja de aço no box seco para removê-las. Além disso, outra opção para fazer uma boa limpeza é usar um produto desengordurante para limpar o vidro e, em seguida, espalhar pasta de dente branca nele. Por fim, é só enxaguar e secar direitinho.

Limpe a pia com lenços umedecidos e álcool gel

Para uma limpeza fácil e rápida no dia-a-dia, você pode usar lenços umedecidos (aqueles de bebê mesmo, se você tiver aí na sua casa!) e álcool gel. Aplique e passe nas bancadas, na porcelana e na torneira. É uma medida que também evita o acúmulo de sujeira com o tempo e facilita a sua vida na hora de fazer a faxina no banheiro.

Se você preferir, existem opções de lenços umedecidos próprios para esse tipo de limpeza! A Ana Cichon nos recomendou os da Feel Clean, uma marca que tem versões para diferentes usos, inclusive para limpar a pia do banheiro. 

Organização e limpeza das roupas e acessórios

Roupa branca saiu colorida da máquina de lavar? Aprenda a recuperar a cor original

Um erro muito comum na hora de lavar roupa é colocar algum item colorido no meio das peças brancas. Quem nunca? Infelizmente é algo que acontece, mas há uma forma de reverter a coloração. Basta colocar o item em uma panela com bastante água e ferver por cerca de 30 minutos. O truque também funciona para deixar as roupas encardidas como novas! É só acrescentar algumas gotas de suco de limão à água.

Hidrate roupas e itens de couro

Com o tempo, peças de couro (real e sintético) acabam descascando. Para evitar esse problema, você pode passar óleo de amêndoas ou creme hidratante nas suas botas, jaquetas e bolsas para preservá-los. Não se esqueça de limpá-los antes com um pano úmido e sabão neutro.

Limpe acessórios em prata com produtos básicos 

Você tem brincos, anéis e colares em prata que acabam ficando manchados com o tempo? Há uma forma bem fácil de limpá-los e requer apenas alguns produtos que você já deve ter em casa! Primeiro, coloque-os em um pote com água morna, detergente concentrado e, se tiver, vinagre de álcool. Em seguida, deixe-os descansando por alguns minutos. Ao retirar, esfregue bem com uma escova de dentes velha e pasta de dente. O resultado é uma superfície brilhante, como nova!

Use uma misturinha especial para desamassar roupas

Se você quer usar uma peça e, ao retirar do armário, perceber que ela está amassada, não precisa perder o seu tempo passando com ferro. A Adriana Matheus nos ensinou uma solução milagrosa para esse problema! Primeiro, misture 100ml de água, 100ml de amaciante comum (em menor quantidade se for o tipo concentrado!) e 50ml de álcool em um borrifador. Em seguida, com a peça estendida em uma superfície plana, aplique a mistura e alise bem as partes amassadas. É uma ótima dica para usar em viagens também! Veja o vídeo de como realizar o processo:

Armário sempre cheiroso sem precisar de aromatizador

Essa é uma dica incrível e super fácil de fazer! Para deixar o seu armário bem cheiroso, use um absorvente externo ou protetor diário com o aroma da sua preferência. Basta pingar algumas gotas de óleo essencial ou essência na parte que absorve o líquido e, com a cola embaixo, grudá-lo em um lugar do armário que não seja visível. Muito legal, não é?

Fique atento aos sinais de mofo no armário

Preste sempre atenção no interior do armário para manchas ou desgastes, que podem indicar problemas no encanamento e infiltração. Se você sentir o cheiro de mofo no armário, passe um pano úmido com água, detergente e bicarbonato de sódio para tirar o odor. Se for muito forte, use uma mistura de água e água sanitária, mas só se o móvel for branco, pois pode manchar. Não se esqueça de fazer uma limpeza completa no armário pelo menos uma vez ao mês!

Guarde as roupas limpas na troca de estação

Se você tem casacos pesados que usa no inverno ou peças mais leves que só servem para o verão, lave-os antes de guardar no armário na troca de estação. Roupas sujas podem ficar mofadas e emboloradas com o tempo. Além disso, você também pode usar capas de plástico para protegê-las enquanto estão penduradas.

Aprenda a dobrar camisas esportivas sem deixar marcas

Você tem muitas camisas de academia ou de futebol e não sabe muito bem como dobrá-las direito? Comece com a peça virada com a parte de trás para cima. Em seguida, dobre a camisa ao meio, puxando a parte de baixo até a gola. Depois, coloque as mangas para dentro e traga as partes da lateral para dentro, até a linha que marca o final da gola. Por fim, dobre mais uma vez ao meio, de baixo para cima. Na hora de guardar, você pode empilhá-las ou colocá-las de pé na gaveta.

Curtiu as dicas de organização e limpeza?

Se você se interessou pelo assunto, não deixe de acompanhar o conteúdo maravilhoso da Rafa Oliveira no Instagram, no Organize sem Frescuras, onde ela publica dicas rápidas e muito práticas. Ela também tem um canal no YouTube recheado de informação sobre organização e limpeza.

Também siga o Instagram d’As Dicas de Vida e faça parte do nosso grupo no Facebook! Nas nossas redes sociais, você encontra dicas imperdíveis dos membros da nossa comunidade, os Diquers, e também pode dar as suas sugestões.