fondant au chocolat

O doce de chocolate perfeito: conheça a Fondant au Chocolat!

Muita gente tem aquela receita especial que está há gerações na família. Normalmente, é um prato ou uma sobremesa que você só tem o prazer de degustar em festas e encontros entre os parentes. Mas esse bolo de chocolate francês faz tanto sucesso na família do casal Michel Rey e Paula Passos-Rey que eles decidiram compartilhar com o mundo! 

Foi assim que surgiu a Fondant au Chocolat, a doceria especialista nessa tradicional pâtisserie francesa. Na tradução, significa “bolo que derrete”, que é uma bela definição: um bolo com uma casquinha crocante e o interior bem cremoso. O fotógrafo Michel aprendeu com a avó, Gwenaelle Prodhomme, a receita do fondant au chocolat. “Sempre foi um hábito do Michel, desde que era muito pequeno, cozinhar com a avó e a mãe”, explica Paula.

Já sabemos que a culinária francesa representa uma verdadeira referência quando se fala em comida boa. E na família de Michel, essa tradição foi passada de geração a geração, até chegar nele, que começou a fazer a receita do fondant au chocolat quando recebia os amigos em casa. E, segundo Paula, o doce era sempre a “estrela dos jantares”. Foi aí que o casal teve a ideia de abrir um negócio e apostar no sucesso do bolo!

Ingredientes de qualidade fazem a diferença no preparo do fondant au chocolat

A família de Michel sempre primou pela qualidade dos ingredientes na hora de preparar o fondant au chocolat. “A matéria-prima que você utiliza no preparo da receita faz muita diferença no resultado final”: esse é o principal lema do pâtissier! Ele destaca a importância de sempre usar bons produtos, e que, de preferência, você conheça a procedência deles.

Isso vem desde as gerações mais antigas da família dele. Nos Natais, por exemplo, eles tinham o costume de conhecer os criadores de aves de quem comprariam o peru que seria servido na ceia. “Eles escolhiam o peru, viam ele crescer e se desenvolver naturalmente. No momento certo do abate, iam buscar o escolhido para preparar a receita”, conta Paula.

Assim, ao comercializar o fondant au chocolat, eles decidiram priorizar produtos sustentáveis, de empresas que promovam boas práticas de trabalho. “Acreditamos muito que, para fazer a diferença no mundo, começamos com pequenas práticas. Para nós, é muito importante utilizar matéria-prima comprometida com questões sociais e ambientais”, destacam. E isso vale até na hora de preparar e embalar os doces! A Fondant au Chocolat usa apenas formas e embalagens feitas com material reciclado.

Na receita, a grande estrela é o chocolate belga amargo, com 70,5% de cacau, da tradicional marca Callebaut. O preparo também leva açúcar demerara orgânico, ovos caipiras e manteiga de primeira qualidade. O fondant au chocolat não contém nenhum tipo de fermento, açúcar refinado ou conservante.

E quais são as dicas essenciais para um pâtissier de sucesso?

Para quem ama fazer doces e está pensando em seguir a carreira de pâtissier, o casal listou algumas qualidades que acham importantíssimas para fazer sucesso na profissão: “Consistência, responsabilidade, critério, disciplina, organização, técnica e, claro, sempre o amor.” Eles ainda destacaram que o profissional deve ser criativo, autêntico e querer “imprimir a sua trajetória e história nos seus produtos.”

E, se você costuma preparar receitas com chocolate, a principal dica do Michel e da Paula é: use sempre o melhor. “Um chocolate de qualidade faz muita diferença, pois leva menos açúcares e gorduras. Isso influencia muito no sabor”, destacam. Anotou aí? Porque esses são os segredos do sucesso!

O sucesso da Fondant au Chocolat e os próximos passos

Aqui n’As Dicas de Vida, ouvimos falar no Fondant au Chocolat pela indicação de Christiane Rüegg e até o listamos em uma matéria com opções de doces para entrega em São Paulo. Nós já provamos e só temos uma coisa a dizer: é realmente o doce perfeito de chocolate! E, com certeza, muita gente vai concordar com a gente depois de experimentar.

O fondant au chocolat do Michel e da Paula é uma opção incrível para se deliciar, servir em ocasiões especiais ou presentear. Ele é vendido em três versões: Le Coeur, em formato de coração; L’Original, o clássico; e Le Petit, com quatro unidades da porção individual. As duas primeiras contam com opções sem glúten para os celíacos.

Sobre os planos para o futuro, o casal destaca que deseja expandir a Fondant au Chocolat. Porém, eles se preocupam bastante em manter a tradição artesanal e o “French Soul” dos produtos. “O charme incomparável de ser um produto artesanal, cheio de história e significado: essas características não vamos mudar jamais!”, destacam.

Peça já essa delícia da Fondant au Chocolat!

Ficou com água na boca só de ler este texto? Você pode pedir o delicioso doce da Fondant au Chocolat pelo Whatsapp: (11) 97559 0749 ou (11) 99556 4620. Como se trata de uma receita caseira, eles trabalham com encomendas. 

Se você quiser conhecer mais sobre o doce, acesse o Instagram e o site.