fonoaudiologia estética

Fonoaudiologia estética: especialista fala sobre os benefícios

Você já ouviu falar em fonoaudiologia estética? A modalidade foca nos movimentos faciais que fazemos e as consequências deles na nossa aparência. Pense bem: todos os dias, nós falamos, rimos, mastigamos e movimentamos diversos músculos da face e do pescoço. Com o tempo, essas repetições podem resultar em marcas de expressão, como os vincos ou a papada.

Mas como prevenir que elas apareçam? A fonoaudiologia estética tem justamente o papel de entender e ajustar esses movimentos para que eles não deixem marcas na área. Para explicar melhor como funciona o tratamento, nós d’As Dicas de Vida conversamos com uma especialista no assunto. Alessandra Amaral, que é fonoaudióloga clínica focada na estética facial, nos contou tudo sobre o assunto!

Quais são os principais benefícios da fonoaudiologia estética?

Muita gente, ao conhecer a fonoaudiologia estética pela primeira vez, deve se perguntar como ela funciona e quais são os motivos para buscar o tratamento. Alessandra destaca que os benefícios dos exercícios, alongamentos e movimentos na modalidade são vários. Ela conta que as movimentações específicas podem até “minimizar e atenuar vincos de expressão e papada”.

Segundo a fonoaudióloga, isso acontece por meio de uma readaptação de hábitos e funções orais. “Aprendemos o que fazer ou não fazer durante as refeições. Adaptamos a respiração, mastigação e deglutição, o que impacta na estética facial. E podemos eliminar expressões ou mímicas faciais que causam rugas”, explica ela.

Como é feito o tratamento com a fonoaudiologia estética?

Alessandra conta que as maiores preocupações das pessoas ao procurar a fonoaudiologia estética são aquelas relacionadas à “satisfação pessoal”. Ou seja, exercícios que diminuem a papada, levantam as bochechas e suavizam áreas do rosto como o “bigode chinês” (a linha que se forma do nariz até as laterais da boca) e o “código de barras” (como são conhecidas as rugas ao redor dos lábios).

Apesar da curiosidade de muitos para aprender exercícios básicos que evitem o surgimento destas marcas de expressão, a fonoaudióloga explica que o tratamento é completamente personalizado de acordo com as queixas e demandas de cada pessoa. O especialista analisa a dinâmica dos músculos do rosto do paciente, percebendo os vícios musculares existentes, como levantar as sobrancelhas, passar muito tempo com a cabeça abaixada, entre outros. 

Então, há diversas atividades e exercícios para treinar esses movimentos musculares. Se você ficou interessado, a melhor forma de aprender mais sobre a fonoaudiologia estética e os benefícios da modalidade é agendando uma consulta com um especialista. O profissional, assim, analisa o seu perfil e as suas preocupações para recomendar o melhor tratamento!

A modalidade também é uma boa aliada para outras questões!

Além de prevenir rugas e papada, Alessandra destaca que as técnicas da fonoaudiologia estética também ajudam pessoas que passam por outros tratamentos. “Os pacientes aprendem o modo correto de comer – mastigar, sugar e deglutir -, o que auxilia quem fez cirurgia bariátrica ou está em acompanhamento nutricional. Aprendem como minimizar o bruxismo, a alteração e ATM (dor e falta de mobilidade nos músculos da região da mandíbula)”, afirma.

A modalidade nos faz repensar vários tipos de movimentos que fazemos sem nem perceber! Segundo Alessandra, a fonoaudiologia estética pode nos ensinar a respirar pelo nariz corretamente, manter a melhor postura na hora da alimentação e a controlar movimentações exageradas, para evitar a formação de vincos. A profissional também destaca que é “um processo natural e não invasivo, que vem complementar outros tratamentos médicos”.

Conheça mais sobre a fonoaudiologia estética e o trabalho da Alessandra Amaral

Você pode aprender mais sobre as técnicas da fonoaudiologia estética no perfil do Instagram da Alessandra! São diversas informações e dicas especiais para você se atentar às movimentações que faz diariamente. Caso esteja interessado em começar um tratamento, agende uma consulta com ela pelo Whatsapp.